03.12 . EMPREGOS EM TELEMARKETING: UM ENORME MERCADO . . .
. . . . texto: Marcio Angelotti :: foto: Marco Pozzana
Telemarketing é o termo que designa a promoção de vendas e serviços por telefone. Atualmente, o termo foge deste corpo, ao abranger também cobranças e outros serviços, como atendimento ao consumidor e suporte técnico, por telefone.
Há duas espécies de operador em telemarketing: ativo e receptivo.
Receptivo: trata-se do estilo no qual os operadores recebem as chamadas efetuadas pelos clientes ou possíveis clientes da empresa. Nesse formato, o cliente liga para a empresa para receber uma informação, esclarecer alguma dúvida ou efetuar uma compra.
Ativo: trata-se do estilo no qual os operadores ligam para os clientes ou os possíveis clientes da empresa. A empresa vai até o cliente para obter informação ou efetuar uma venda.
A postura assumida pelo operador é muito importante. A voz transmite personalidade ao telefone. O cliente pode sentir se você está sorrindo, feliz, interessado em atendê-lo e também percebe quando você não quer falar com ele ou está de má vontade. Segue abaixo algumas pequenas dicas importantes sobre bons hábitos a serem cultivados nesse tipo de emprego.
Organização: Prepare-se para cada ligação, planejando as chamadas com antecedência e tendo todas as informações necessárias. Ficar perdido no meio da argumentação demonstra desorganização e insegurança.
Faça de cada ligação um aprendizado: qualquer contato agrega maiores conhecimentos a respeito do cliente. Conheça bem o trabalho, a empresa, os produtores e os clientes. Tenha todo o material necessário à mão. Saiba como consultar o arquivo e todas as informações que puder vir a necessitar. Verifique todos os detalhes. Ao final de cada chamada, confira nome, endereço, código, telefone e principalmente o pedido.
O telemarketing pode ser um trabalho estressante, mas emprega milhões de pessoas e pode ser uma boa opção para um emprego temporário. Artigos complementares:
Emprego Grátis
Profissões e salários
Ganhar dinheiro
Networking
|